Mural de fotos

Envie fotos para montarmos juntos um mural com árvores, fatos e curiosidades relacionados à natureza de nossas cidades, bem como bons e maus exemplos de arborização urbana. Mande a foto para projetopincel@gmail.com que publico aqui. Se preferir, poste comentários com dúvidas, perguntas e sugestões.

Eritrina ou mulungu (Erythrina speciosa). Essa espécies nativa possui lindas flores que atraem diversas espécies de aves e felizmente tem sido bastante plantada em São Paulo. Um observador mais detalhista conseguirá achar na foto (a direita) uma cambacica (Coereba flaveola) ávida pelo néctar da flor da eritrina.

Flores da cerejeira (Prunus lannesiana) no Parque do Carmo (14/08/2011)

 

O pau-ferro (Caesalpinia ferrea) é uma árvore originária da Mata Atlântica com limite sul de sua distribuição no estado do Rio de Janeiro. Embora não ocorra naturalmente no estado de São Paulo, é uma das árvores mais comuns nas ruas e parques da cidade de São Paulo, O seu tronco é bem característico e de grande beleza, assim como o porte e formato da árvore. Pertence ao mesmo gênero do pau-brasil e da sibipiruna, sendo que nenhuma das 3 espécies é oriunda da floresta nativa que recobria São Paulo. No entanto, essas espécies são lindas e adequadas para a arborização urbana.

 

 

Anúncios

5 respostas para Mural de fotos

  1. Sergio Marques de Carvalho disse:

    Oi Nelson – Me chamo Sergio, participo do Jardineiro.net como sergio itariri, tenho uma chácara em Itariri SP na qual em 3 anos já plantei muitas árvores, mas o que plantei bastante foi palmeira Jussara e Açaí e ainda vou plantar mais, Apreciei bastante o seu blog e li a preferência por árvores nativas e concordo com você, quanto as substituição palmeiras exóticas por palmeira Jussara, gostaria de recomendar a você que essa última não se dá bem a sol aberto preferindo a mata não muito fechada para se desenvolver em boas condições. conte com minha frequência e ajuda na medida do possível.

    • Projeto Pincel disse:

      Oi Sergio, que bom que gostou do blog. Fico feliz também pela sua iniciativa de plantar jussara na sua chácara. Conheço Itariri por conta de um trabalho que fiz no Parque Estadual da Serra do Mar. Em relação à jussara, ela se desenvolve bem a pleno sol em jardins quando plantada a muda com mais de 3 anos, embora cresça menos do que aquelas sob a copa de árvores na mata. Para arborização urbana em SP indico o jerivá (Syagrus romanzoffiana), também nativo, de grande porte, mais tolerante a sol e que produz um banquete para periquitos e maitacas. Obrigado e forte abraço

  2. gostei do seu blog fiz um jardim com grama esmeralda e plantei duas mudas de cedro no quintal acho que se cada um fizesse a sua parte o Brasil ficaría mais bonito e original.

  3. Sueli do Carmo Rocha disse:

    estou aprendendo tudo sobre as espécies que existem no quinta da escola estadual da qual sou diretora….está sendo um prazer enorme….temo 4 jacarana mimoso, 8 alfineiros do japão, dois pau formiga, uma árvore da china, uma acacia, uma magnolia, um pau ferro, 5 patas de vaca, e algumas leucenas…acho que é isso….uma delícia…a escola é a EE MARIAANTONIETTA DE CASTRO…queremos transforma-la em referência em eduação ambiental…agora já descobri que o jacaranda mimoso é uma espécie ameaçada…vou poder iniciar por ai o nosso “viveiro de mudas”, que quiser ajudar…apareça fone 22014515
    Sueli Rocha

    • Projeto Pincel disse:

      Cara Sueli,

      Boa iniciativa!

      Para atividades de Educação Ambiental eu indicaria que fossem priorizadas as espécies nativas, inclusive para o viveiro de mudas. A maioria das espécies que você citou, como o próprio jacarandá mimoso, não é nativa do Brasil.

      Abraço,
      Nelson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s