Flores que anunciam o fim do inverno e chegada da primavera

No fim do inverno, ainda é possível ver as últimas flores dos ipês amarelos e do ipê branco, enquanto os rosas e roxos, por começarem a florir antes, já estão sem flores e se enchendo de folhas. Mais alguns dias e teremos que esperar o inverno do ano que vem para ver nossos ipês nativos florirem novamente. No entanto, no finzinho do inverno algumas espécies comuns nas ruas de São Paulo começam a florir, anunciando a chegada da primavera.

Uma dessas espécies é também um ipê, mas não brasileiro. O ipê-de-El-Salvador (Tabebuia pentaphylla) é bastante comum na arborização de São Paulo, e difere dos nossos ipês nativos por apresentar folhas maiores e por florir geralmente com parte das folhas nas árvores, ao passo que os nossos perdem todas as folhas antes de florir. Outra diferença é que o ipê-de-El-Salvador floresce na primavera, e por isso é fácil observá-los agora pelas ruas, começando a se encher de cachos cor-de-rosa. Apesar de lindos, são exóticos e perdem em beleza dos nossos ipês, sem dizer que é um toque especial uma árvore nos dar sombra no verão com sua copa cheia de folhas e, no inverno frio, se despir de folhas e se cobrir de flores para que tenhamos sol e cor!

Outra espécie muito comum é o jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia), que perde todas (ou quase) suas folhas no inverno e se enche de pequenas flores em tom azul-violeta na primavera. A árvore é de extrema beleza, e suas flores tem aspecto semelhante a dos ipês, uma vez que pertence a mesma família, das Bignoniáceas. Assim como o ipê-de-El-Salvador, o jacarandá-mimoso também é uma espécie exótica, oriunda da Argentina, Paraguai e Bolívia. A espécie foi muito plantada na metade do século passado, principalmente em bairros novos da época e em áreas verdes, como no Parque do Ibirapuera. Mais uma vez, esse exemplo ilustra a preferência da época por espécies exóticas em detrimento de nativas equivalentes que cumpririam o mesmo papel. Nesse caso, temos lindos jacarandás nativos de beleza semelhante, como as carobas (Jacaranda macrantha, Jacaranda micranta e Jacaranda puberula). Outra caroba, Jacaranda cuspidifolia, é a mais bonita dessas e bastante parecida com o jacarandá-mimoso. Embora não seja nativa da cidade de São Paulo, ocorre em outras regiões do estado e é uma opção para o lindo Jacaranda mimosifolia.

A terceira espécie que está começando a florir e está por todos os lados é a sibipiruna (Caesalpinia pluviosa). Trata-se de uma espécie brasileira, que ocorre no Pantanal e na Mata Atlântica entre Rio de Janeiro e Bahia, não chegando a São Paulo. Ainda assim, é uma belíssima árvore que substitui bem a boliviana tipuana (Tipuana tipu), uma das três espécies mais abundantes de São Paulo. A sibipiruna possui folhas compostas bem pequenas e flores amarelas em racemos apicais bem característicos.

Por fim, uma espécie nativa que está começando a florir em São Paulo é o pau-formiga (Triplaris americana). A espécie é dióica, ou seja, possui indivíduos masculinos com flores masculinas pouco chamativas e indivíduos femininos com inflorescência avermelhada e mais vistosa. É uma boa árvore para as cidades, com tronco bem ereto e copa estreita em formato quase colunar. O nome se dá por apresentar tronco oco habitado por formigas, de forma semelhante às embaúbas. Lembrando que formigas em certa quantidade ajudam a manter a cadeia trófica da fauna urbana.

Muitas outras espécies começam a florir agora, mas por enquanto podemos procurar essas pela cidade e apreciar a beleza de suas florações.

Os ipês amarelos (Handroanthus sp.) florescem no inverno e no início da primavera ainda dá para ver alguns com flor.

O ipê branco (Handroanthus roseoalba) também floresce no inverno até o início da primavera.

O ipê-de-El-Salvador (Tabebuia pentaphylla) é uma espécie originária da América Central e floresce na primavera. Estranho que essa espécie exótica seja tão comumente utilizada na arborização urbana do Brasil, país dos ipês.

O ipê-de-El-Salvador normalmente floresce com parte das folhas sem cair.

O jacarandá-mimoso começa a florir no fim do inverno e início da primavera. Suas flores azul-violetas se destacam na paisagem urbana nessa época do ano.

Jacarandá-mimoso (Jacaranda misosifolia) no Parque do Ibirapuera

Detalhe das flores do jacarandá-mimoso. É possível observar os frutos em forma de cápsulas achatadas, bem característicos, usados em artesanatos como bijuterias.

A sibipiruna (Caesalpinia pluviosa) é uma das árvores brasileiras mais comuns nas ruas das cidades, inclusive São Paulo. Possui um belo porte semelhante ao da tipuana, e suas flores amarelas são bem características.

Pau-formiga (Triplaris americana). Essa árvore nativa possui formato de tronco e copa característicos e floresce no início da primavera também. O exemplar da foto é fêmea, fácil observar pelas inflorescências alaranjadas.

Na foto alguns exemplares de pau-formiga no Parque do Ibirapuera. As inflorescências dos machos são bem mais discretas.

Anúncios
Esse post foi publicado em Arborização urbana, Árvores, árvores de são paulo, árvores em calçada, árvores exóticas, árvores nativas, Floração, inverno, São Paulo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

13 respostas para Flores que anunciam o fim do inverno e chegada da primavera

  1. Pra Sonhar disse:

    Adorei : )) tenho visto mesmo as árvores floridas e fotografo e ia te perguntar o nome do jacarandá mimoso que está enfeitando a cidade agora : ) Tks por compartilhar : )) beijos

    • Projeto Pincel disse:

      Que bom q vc fotografa Karla, pq eu tive q correr fotografar com o celular para postar aqui. E pior, em pleno sol do meio dia! Mas valeu a intenção, deu para ilustrar, rs

    • regina celia ciriano disse:

      Muito obrgada mesmo…fico muito curiosa sempre para saber sobre estas lindas a
      árvores que florecem na primavera…sibipiruna e jacarandá mimoso…que lindos…saber a diferença sobre os ipês também foi muto bom…
      regina ciriano – psicóloga
      abraço

  2. Flávia Monteiro disse:

    Adorei as fotos, lindas, eu a pouco tempo comecei a investir na minha casa e em decoração com flores, até achei um site bem bacana onde comprei flores lindonas, http://www.floresonline.com.br/ deixo até como indicação se caso alguém queira enfeitar a casa agora nesse ritmo de primavera. Beijinhos

    • Projeto Pincel disse:

      Obrigado Flávia! Que bom que está se dedicando a algo tão bom, plantar flores colore a cidade e a alma, rs.

  3. no sudoeste paranaense o ypê roxo e também o amarelo são os que mais predominam na chegada da primavera, florescendo até mesmo no fim do inverno nos mêses de julho e agosto por conta das mudanças climáticas.um abraço!

  4. aldo n cruz disse:

    Sou um fanático pelas árvores com flores. Tenho muitas fotos e este ano, particularmente, os jacarandás e os ipês brancos do Parque Ibirapuera ficaram lindos.

  5. Francisco Bocchini disse:

    Bacana sua página, Nelson. Faz pensar que a natureza ainda tem alguma chance.
    Vc me esclareceu uma dúvida quanto às espécies que muita gente não conseguiu.
    Um abraço.

  6. Que bom saber que tem mais gente curtindo tanta beleza ! Obrigada pela iniciativa e empenho de difundir o que está sendo esquecido!

  7. Anna Flora Sodre disse:

    Então o Jacaranda da Bahia não tem nada a ver com o mimosifolium.? O da Bahia florece igualmente ?

    • Projeto Pincel disse:

      Oi Anna,
      O jacarandá mimoso e outros jacarandás e carobas nativos são da família Bignoniaceae (a mesma dos ipês). O jacarandá da Bahia (Dalbergia nigra) pertence a outra família (Fabaceae). Sua floração é bem mais discreta que a dos outros, com pequenas flores claras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s