Futuro plantio de árvores em São Paulo

Em breve faremos o plantio de 34 árvores, sendo 20 na Av. 23 de Maio e 14 na Av. Antônio J. de Moura Andrade, entre a Santo Amaro e a República do Líbano. O plantio faz parte de um projeto de reparação de dano ambiental vinculado a um termo de ajustamento de conduta (TAC), resultado de uma autuação que uma empresa recebeu por ter cortado um Ficus sem autorização. Um mal que veio para bem, pois a cidade ganhará 34 exemplares de importantes espécies nativas que escolhi com cuidado.

O difícil foi selecionar as espécies em uma lista com tantas que gostaria de ver espalhadas pela cidade. O martelo foi batido em 14 espécies: 6 cambucis (Campomanesia phaea), 3 pitangueiras (Eugenia uniflora), 2 caputunas-pretas (Metrodorea nigra), 3 ipês-roxos (Androanthus heptaphylla), 2 tamanqueiros (Aegiphila sellowiana), 3 frutos-de-pombo (Allophylus edulis), 2 carobas (Jacaranda macranta), 2 aroeiras (Schinus terebinthifolius), 3 aleluias (Senna multijulga), 3 copaíbas (Copaifera langsdorffii), 1 camboatã (Cupania vernalis), 1 mirindiba-rosa (Lafoensia glyptocarpa), 2 jacarandás-paulistas (Machaerium villosum), 2 canelas-sassafraz (Ocotea odorifera).

 

A escolha das espécies e dos locais, obviamente, atende uma série de critérios, como distâncias de postes e placas, larguras das calçadas e canteiros, presença de fiação elétrica aérea, porte da árvore quando adulta, seu poder de atrair a fauna, etc. As fotos abaixo mostram alguns trechos selecionados para o plantio, com os cones sinalizando onde serão plantadas as mudas.

Nesse canteiro da Av 23 de Maio serão plantadas três mudas de árvores de grande porte, que no futuro fornecerão mais qualidade de vida aos paulistanos, atrairão a avifauna e auxiliarão na dispersão das sementes pela cidade. Serão plantadas aí copaíba e jacarandá-paulista, espécies nativas bastante raras em São Paulo hoje em dia, infelizmente.

Aqui aproveitaremos os locais já existentes para o plantio das mudas

Também na Av. 23 de Maio, aqui serão plantadas árvores de menor porte dada a proximidade entre as covas. Para isso, escolhemos duas espécies típicas da flora paulistana e produtoras de frutos que muitas aves adoram: cambuci e pitanga

Nesse canteiro mais largo cabem mudas de árvores de grande porte, por isso mais copaíba e mirindiba-rosa. Fica no retorno da Av Antonio Moura Andrade (Av República do Líbano a esquerda)

Nesse longo canteiro da Av Antonio J. de Moura Andrade serão plantadas aroeiras, caputunas-pretas, tamanqueiros e canelas. Vai ficar lindo!

Nesse canteiro removeremos algumas azaleias para plantar três cambucis, mostrando que, sabendo usar bem os espaços, conseguimos resgatar a flora nativa de várias formas.

Anúncios
Esse post foi publicado em Arborização urbana, Árvores, árvores de são paulo, árvores nativas, plantio de árvores, Projeto Pincel, São Paulo, TAC, termo de ajustamento de conduta e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Futuro plantio de árvores em São Paulo

  1. Roberta Rotta disse:

    Muito lindo, sweet!!! Parabéns!!!

  2. isso é a prova de que ainda existem pessoas comprometidas com a natureza. muito lindo o seu trabalho parabéns!!! e continue fazendo.

  3. nesse caso, aqui no sudoeste paranaense o trabalho é realizado pelas formigas cortadeiras ,pois á cada dia que passa é menos mato na cidade e também na zona rural.Educação ambiental é o que devería ser praticado pelo povo sudoestino principalmente nas matas cíliares que aqui raramente se encontra!
    E aí NOVAES falei bonito?

  4. Patirica fone 11975526168 disse:

    Olá você ainda está trablahando com este tema?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s